Transforma-se o amador na cousa amada



14 - 2 - 2006



      Transforma-se o amador na cousa amada,
      Por virtude do muito imaginar;
      Não tenho logo mais que desejar,
      Pois em mim tenho a parte desejada.

      Se nela está a minha alma transformada,
      Que mais deseja o corpo de alcançar?
      Em si somente pode descansar,
      Pois consigo tal alma está liada.

      Mas esta linda e pura semideia,
      Que, como o acidente em seu sujeito,
      Assim com a alma minha se conforma,

      Está no pensamento como ideia;
      [E] o vivo e puro amor de que sou feito,
      Como a matéria simples busca a forma.


      Luís de Camões, Rimas



7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eli? Monet? Belíssima fotografia!

Camões, sempre Camões.A.C.S.

8:50 da tarde  
Blogger wind said...

Lindíssimo:) A foto então está demais;) beijos*****

9:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sempre pensei que o Luís por vezes desatinava...mas com génio!
a imagem, da "foto Eli", claro!
bj cpfeio

9:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que maravilha de poema, a transformação que ocorre quando amamos. A foto é belíssima, uma tela pintada por Deus. Meu beijo, meu carinho.

11:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Petrarca e Platão - Camões, para quem sabe muito mais do que eu. Gosto deste soneto, como de quase todos os de Camões, reli-o com prazer.
Nota particular para a fotografia. Ao primeiro olhar, julguei ser o conhecido quadro de Monet. Inspirado olhar, muito boa foto.
Bjos. JP-

1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ahahahahah

este percebo-o bem ahahahahah!

vou ripar-lhe muitas fotos, tá?

beijinhos do
Rubem, o sem blog :-))))

7:39 da tarde  
Blogger Mina Anguelova said...

eli, não sei quanto ao poema, mas essa foto está uma beleza, parece que olho para um quadro de Monet.

12:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home