A nossa casa



Alentejo - 19-4-2005



A nossa casa, Amor, a nossa casa!
Onde está ela, Amor, que não a vejo?
Na minha doida fantasia em brasa
Constrói-a, num instante, o meu desejo!

Onde está ela, Amor, a nossa casa,
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa?

Sonho… que eu e tu, dois pobrezinhos,
Andamos de mãos dadas, nos caminhos
Duma terra de rosas, num jardim,

Num país de ilusão que nunca vi…
E que eu moro – tão bom! – dentro de ti
E tu, ó meu Amor, dentro de mim…


Florbela Espanca, Charneca em Flor


Para o alentejaníssimo Zéiii Maneliii,
que ama o Alentejo e Florbela,
um beijo de parabéns.


Para a Andreia e para a Carolina,
que, graças a Florbela,
começam a gostar de poesia,
dois repenicados beijinhos.




15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

T., todos nós, na adolescência gostámos de Florbela! Alguns mantiveram-se fiéis.
Post louvável, a todos os títulos. Felicito-a.

4:11 da tarde  
Blogger wind said...

É tão lindinho este soneto:) Mesmo do tempo que em adolescente sonhava com o príncipe encantado:) A foto está demais:-) beijos*****

4:20 da tarde  
Blogger Boo said...

Comecei a ler Florbela ainda era novinha e até hoje a sua poesia continua a ter grande significado para mim...


Peço desculpa pela ausência tão alongada, mas não tenho tido grande disposição para vir à net...

Beijinhos

5:14 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

Florbela a tão mal conhecida....

e não T. é só um intervalo....até ver se deixam de me "xatiar"....


bjs. mts.

6:03 da tarde  
Blogger hfm said...

Sabe tão bem ler Florbela apaixonada.

6:43 da tarde  
Blogger lésbica só said...

:) pois é! o barroco só se percebe com a idade.
bjs

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho uma paixão incomensurável e indescritível por todos os escritos de florbela e charneca em flor é um dos que mais gosto. Obrigado por me agraciar com estas lindas palavras da poetisa. Beijo.

10:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tudo tão bonito!

12:04 da manhã  
Blogger Unknown said...

Pois eu acho que este não é um poema da adolescência. Este?! - é um poema sofrido, de sonhos que já não são.
Um beijo.

3:55 da manhã  
Blogger greentea said...

alguem fazia ontem anos também.
Não me lembrei deste poema tão lindo, mas fica para o próximo ano ou para amanhã... porque há sempre um amanhã e uma casa nova para descobrir e um mar de flores para cultivar

11:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só descobri Florbela há 5 anos atrás. Mas desde então vivo mergulhada na sua poesia. Como Cecília, é uma poeta da alma. E às vezes a alma é triste...
Querida, um grande beijo. E obrigada pelo seu incentivo de sempre, viu?

11:56 da manhã  
Blogger Heloisa said...

Comeco por e, de coracao, LHE AGRADECER Sua Visita e, Suas Palavras, tambem elas, me parecem, ditadas pelo coracao!

Bonita dedicatoria e excelentemente escolhido o SONETO DE NOSSA BEM-AMADA (ALENTEJANISSIMA) FLORBELA*!
TENHO VERDADEIRA PAIXAO POR FLORBELA ESPANCA*!
Se visitar meu outro blog, ira' imediatamente aperceber-se disso: o "imediatamente", e' subjectivo, pois tera' de procurar um pouco mais atras!
contudo, no blog "em que me costuma visitar", tambem existe FLORBELA e VAN GOGH, com quem estabeleco alguns "Paralelismos"!!!!
_FICA MEU ABRACO E, RENOVO MEUS AGRADECIMENTOS!
Heloisa B.P.
****************

12:37 da tarde  
Blogger Heloisa said...

VOLTO, so' para dizer, que o *SOM EXTRAORDINARIO*, QUE NOS RECEBE A ENTRADA...ME DEIXOU ABSOLUTAMENTE PARADA A DEIXA'_LO PENETRAR BEM NO FUNDO DE MINHA ALMA!
_Voltei a entrar mais vezes, so' para ter o PRAZER DE OUVI-LO E...SENTI-LO!!!!!!!
_OBRIGADA!!!
_BEIJINHO!
Heloisa.
**********

12:41 da tarde  
Blogger None said...

Se Florbela tivesse vivido noutra época mais recente, teria sido mais feliz, teria tido o desenlace que teve? Além de gostar de muitos poemas dela, gostei também de ler as suas cartas. Por elas se percebe como lutou com os preconceitos e injustiças e não suportou a pressão que se exercia naquela altura sobre as mulheres que perseguiam um destino próprio e diferente daquele que a sociedade impunha.

5:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito!!!
A Florbela Espanca esteve sempre carente do amor!
É melancólico!
Beijinho da estrela moranguinha

9:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home