VERSOS QUASE TRISTES



Novembro de 2005




Trago no sangue o mistério
daquele resto de estrada
que não andei...

E era talvez ali
que eu ia ser feliz:

ali
que viriam as Fadas pra contar-me
os contos lindos das Princesas
e de Palácios
e de Florestas
que ficaram por contar;
ali que havia de abrir-se
o tal jardim
com flores que nunca morrem
ou, se morrem, há-de ser
na pujança da frescura
por medo de envelhecer...
Mas não passei além da curva...
O meu alento
já dobrou o joelho desistiu.
E eu sei tão bem que há Glória que me chama
e que tudo que digo aqui, ou faço,
é só arremedar, adivinhar,
o que, pra lá da curva que não passo,
havia de fazer ou de dizer!
E eu sei tão bem
que sem tomar nas mãos a Glória apetecida
me não contento!...

- Por que é que tu és só pressentimento,
minha vida?


Sebastião da Gama, Serra-Mãe



12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quase tristes, realmente! Mas muito bonitos!
Minha querida, uma semana linda pra vc. Com meus beijos.

2:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como é belo, ainda que um pouco triste! Uma certa pureza também.

8:06 da tarde  
Blogger wind said...

São de facto tristes, mas transmitem sentimentos. Foto linda a condizer perfeitamente com o poema. beijos*****

8:14 da tarde  
Blogger @Memorex said...

Momentos da vida simplesmente tristes mas ao mesmo tempo maravilhoso qd nos apercebemos da sua imensidão de palavras :)

Um beijo terno para ti Eli da Memorex

10:52 da tarde  
Blogger Unknown said...

Conheço mal Sebastião da Gama, mas gostei de o ver aqui em mais uma excelente edição.
Beijinhos

11:01 da tarde  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

É sempre bom ler e ouvir os nossos Poetas. Gosto do teu blog.

A pequenota está bem e manda beijinhos.

Beijos

12:17 da manhã  
Blogger hfm said...

Gosto tanto de Sebastião da Gama.

9:49 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira said...

Também gosto. uma escolha de quem se Sabe.
e sabe tão bem viajar aqui.

beijo.

11:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tão terrível!

"O meu alento
já dobrou o joelho desistiu."

Bjo. JP-

1:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

São sempre os raios das curvas, Texere! Ou saímos pela tangente ou então está já ali mas não a alcançamos. Aqui das minhas janelas só vejo curvas, mesmo no jardim novo, tudo cheio de curvas e contra-curvas. Eu nem sei como o Ventor consegue passar essas curvas, pois ele vai e volta sempre, mas um dia, uma curva qualquer vai separar-nos e não haverá Glória que nos valha. Bjs.

6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito longe, só para atenuar saudades.
A.C.S.

12:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito longe, só para atenuar saudades.
A.C.S.

12:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home