LE CANCRE



5 de Dezembro de 2005




Il dit non avec la tête
mais il dit oui avec le cœur
il dit oui à ce qu’il aime
il dit non au professeur
il est debout
on le questionne
et tous les problèmes sont posés
soudain le fou rire le prend
et il efface tout
les chiffres et les mots
les dates et les noms
les phrases et les pièges
et malgré les menaces du maître
sous les huées des enfants prodiges
avec des craies de toutes les couleurs
sur le tableau noir du malheur
il dessine le visage du bonheur.


Jacques Prévert, Paroles



14 Comments:

Blogger wind said...

Traduz...

1:00 da manhã  
Blogger wind said...

Depois de traduzido...:) escrevo que é lindooooooooooooooooo o rosto da felicidade. Simbiose perfeita entre poema e imagem! beijos*****

1:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que agora consigo! rs...
Mesmo no meu precário conhecimetno do francês, deu pra perceber a beleza do poema. E a imagem, perfeita!
Aliás, já te disse, adoro a seleçãod e imagens que vc faz. E tenho seu blog como meu armazém de imagen, viu? rs...
Querida, um beijo enorme. Azul de carinho!

2:47 da manhã  
Blogger SL said...

Tenho algum fascinio pelo francês e certamente já deu para perceber. Este poema é arrancado co coração com as verdades que muitas vezes são ofuscadas pelas condições do mundo.
Jinhos

9:44 da manhã  
Blogger hfm said...

Este poema toca-me muito cá dentro. Sei-o de cor desde os meus 13 anos altura em que descobri Prévert e com ele este Cancre. É o poema que encima o meu trabalho de estágio.

10:31 da manhã  
Blogger None said...

Sobre a imagem nem comento :) (que artista).
E do poema, só digo: não conhecia e gostei.
Será que posso ouvi-lo no Multiply?
Beijo.

10:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Prévert, mon bonheur d'aujourd'hui!

L'image, c'est super!

Bisou. JP-

12:17 da tarde  
Blogger Boo said...

Olaaa!

Passei por aqui para deixar um beijinho e para dizer que passei no exame de condução! =)

bjnhs***********

p.s: não comento o poema porque nao percebo nada de francês... mas gosto da imagem! =)

1:11 da tarde  
Blogger lésbica só said...

vim ao acaso e gostei muito. parabéns.

4:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei imenso de ler este pequeno poema que por acaso não o conheço de lado nenhum.
Enfim! Estou a ver que tenho de aprofundar mais o francês desde que alguém da minha familia perceba (o problema é esse! só entendem alemão e isso não é nada comigo!:p)

Bjs e abraços para ti Eli da Memorex a ficar engripada... BOM FERIADO para TI

6:58 da tarde  
Blogger Marcia said...

Não conhecia o poema...achei lindo. Quero te parabenizar pelos textos e imagens belíssimas que são colocadas aqui. Como andei um pouco afastada, hoje dei uma geral no seu blog. Beijos

8:02 da tarde  
Blogger agua_quente said...

Prévert, extraordinário! Conheço este poema há algum tempo e acho belíssimo.
Beijos, T.

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vou ter o feriado cheio de palavras belíssimas...

12:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Foi muito feliz na ilustração deste Prévert. Gosto muito.
A.C.Sá

1:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home