A queda



Chagall



E eu que sou o rei de toda esta incoerência,
Eu Próprio turbilhão, anseio por fixá-la
E giro até partir... Mas tudo me resvala
Em bruma e sonolência.

Se acaso em minhas mãos fica um pedaço d'ouro,
Volve-se logo falso... ao longe o arremesso...
Eu morro de desdém em frente dum tesouro
Morro à míngua, de excesso.

Alteio-me na cor à força de quebranto,
Estendo os braços d'alma - e nem um espasmo venço!...
Agonias de luz eu vibro ainda entanto.

Não me pude vencer, mas posso-me esmagar,
-Vencer às vezes é o mesmo que tombar-
E como inda sou luz, num grande retrocesso,
Em raivas ideais, ascendo até ao fim:
Olho do alto o gelo, ao gelo me arremesso...
.............................................................
Tombei...

E fico só esmagado sobre mim!...


Mário de Sá-Carneiro, Dispersão